Junho 16, 2021

Seja o líder que o mundo precisa

PERSONAL BRANDING

Não quero ser uma seguidora. Quero ser líder.

 

Mas nem sempre pensei assim ou sequer pensei nisto. Quanto mais puxo por mim, mais quero. Quanto mais me desafio, mais sinto que ainda tenho mais para dar.

 

E você, quem quer ser? Um seguidor ou um líder?

 

Todos temos medos e alguns acreditam que nem sequer merecem esta "liderança". Mas merecem sim. Se você não acreditar em si, quem acreditará? Se você não tiver confiança e noção do seu valor, acha que os outros o irão escolher ou seguir?

 

A liderança começa consigo. Poderá aprender algumas estratégias e competências para elevar o seu potencial, mas o verdadeiro poder para você liderar está dentro de si.

 

  • Uma pessoa pode mudar uma comunidade? Sim.
  • Uma pessoa pode mudar uma indústria? Sim.
  • Uma pessoa pode mudar uma empresa? Sim.
  • Uma pessoa pode mudar outra pessoa? Sim.

 

Isso é liderar.

 

Ser líder, não é mandar. É inspirar, empoderar, transformar.

 

Os líderes sabem que a vida não é feita só de sucessos, quem o disser estará a mentir.

Os líderes conhecem os fracassos e superam-nos.

Os líderes acreditam fortemente em si próprios.

Os líderes têm uma autoconfiança gigante.

Os líderes são corajosos.

Os líderes enfrentam o desconhecido.

Os líderes criam.

Os líderes abrem o caminho.

Os líderes estão lá quando precisamos.

Os líderes deixam uma Marca, um legado.

Os líderes impactam.

 

Infelizmente, há poucos bons líderes. Mas isto pode mudar.

 

O que precisamos?

 

De pessoas que desafiem o status quo, que questionem os "sistemas", que não sigam opiniões e aprovações dos outros, que não cedam a julgamentos, que não desistam à primeira tentativa, que enfrentem o mundo, que criem, que inovem, que partilhem algo original.

 

Quando sabemos que estamos perante um verdadeiro líder?

 

Líderes têm missões, causas, valores inquestionáveis.

Líderes não alimentam o seu ego e vaidade.

Líderes lutam por si e pelos outros.

 

Para liderar, os líderes precisam de pessoas. Para liderar bem, os líderes precisam transformar as pessoas.

 

Quais são as características para ser o líder que o mundo precisa e agradece?

 

  1. Ter uma causa. É essencial ter um objetivo, uma missão, um propósito na vida e na carreira. Ter um sentido em que acredita, mesmo que outras pessoas não acreditem. Algo que os move e que é importante para eles. Algo que mexeu com a sua forma de ser e de estar. Algo que tem um peso grande na sua vida e que agora poderá transformar outras vidas. Não tem de ser algo gigante, não tem de mudar o mundo inteiro, não tem de ser mundialmente reconhecido. Tem de ser algo pessoal, verdadeiro, útil, do coração e da cabeça. Algo que ajude as outras pessoas de alguma forma. Qual é a sua causa?
  2. Desafiar o status quo. "Eu sou audaz, eu sou corajoso, eu vou para além do expectável." São expressões que oiço com alguma regularidade. Mas e na prática? De nada valem, se não forem realmente aplicadas. A maior parte das pessoas conforma-se, tem medo, não questiona. Não precisamos disso. Não é por nos terem dizerem que sempre foi assim, que deve ser assim, que é assim e pronto, que devemos simplesmente aceitar e cumprir. Questione. Torne-se uma pessoa estranha, diferente, irreverente, irrequieta, "odiada" por uns, "amada" por outros. Analise o que já existe e vá mais longe. Não ligue para os "julgamentos". Não seja ok, seja poderoso.
  3. Ser real, humano e íntegro. Os líderes não são seres inatingíveis ou que estão em pedestais. Os líderes são pessoas reais, humanas, imperfeitas, vulneráveis, acessíveis. Sempre e não apenas em momentos "chave". Vivem quem são e o que apregoam. São o exemplo. Partilham quem são e a sua mensagem, sem querer agradar, impressionar ou provar algo a alguém. Transmitem credibilidade, confiança e segurança aos outros. Revelam-se. Têm a sua história, as suas conquistas, os seus medos, os seus insucessos. Mas também têm coragem, garra e ambição.
  4. Pensar. Líderes pensam. Ganham clareza e consciência e depois atuam. Vão buscar inspirações à sua vida e a outros acontecimentos. Rodeiam-se de pessoas inspiradoras e absorvem conhecimentos que os fazem evoluir e trazer ao de cima as suas perspetivas. Líderes imaginam, inventam, exploram, criam. Líderes usam a sua propriedade intelectual ao serviço dos outros. Têm algo que mais ninguém tem e usam-no. São visionários, com um pouco de loucura à mistura. Não respondem a necessidades, criam-nas. Não ficam à espera de pedidos, antecipam-nos.
  5. Inspirar. Quem é um líder sem uma comunidade? Não é. Um líder brilha, quando as pessoas que o rodeiam brilham. Um líder precisa de pessoas que acreditem naquilo que ele acredita e onde ele pode ser ele próprio. Precisa rodear-se de pessoas que o desafiam mais e mais, que lhe dá força nos piores momentos e não o abandona e que celebram as suas conquistas. Pessoas que o deixam sonhar, mas também o fazem manter os pés assentes na terra quando é preciso. Um líder ilumina a sua tribo.

 

Torne-se o líder que o mundo precisa. Sim, você. Porque não você?